Vítor Oliveira à procura da 7ª subida: “Estou perfeitamente tranquilo”
Vítor Oliveira é um dos treinadores portugueses mais experientes da atualidade e espera agora, no União da Madeira, conseguir a sétima subida à Primeira Liga da carreira.
O facto de o clube madeirense estar, a duas jornadas do fim, a dois pontos de um lugar de subida, e poder disputar a posição quase até ao limite do fim do campeonato não cria intranquilidade no treinador.
“Esta situação não é nova para mim. Já me aconteceu duas ou três vezes. Já conseguiu subir a quatro jornadas ou a cinco jornadas do fim mas já consegui subir na última jornada também, por isso estou perfeitamente à vontade com esta situação. Estou perfeitamente tranquilo porque confio no que os meus jogadores”, sublinhou.
A primeira subida de Vítor Oliveira foi em 1990/91, no Paços de Ferreira, tendo o técnico permanecido na época seguinte, na Primeira Liga, no clube da capital do móvel. A subida, e respetivo título de campeão da Segunda Liga, foi alcançada com cinco pontos de vantagem para o segundo classificado.
Em 1996/1997, Vítor Oliveira consegue recolocar a Académica entre os grandes do futebol português, com um terceiro lugar e com quatro pontos de vantagem para o quarto classificado.
Seguiu-se o União de Leiria em 1997/1998, com mais um título e a seis pontos de vantagem para o segundo. Na temporada seguinte, o atual treinador do União voltou a levar mais uma equipa para a Primeira Liga, desta feita o Belenenses tendo os azuis do Restelo terminado o campeonato em segundo lugar e com 10 pontos de vantagem para o quarto classificado.
No Leixões, em 2006/2007, voltou a ser campeão da Segunda Liga, e a última subida para a Primeira Liga foi em 2012/2013, em Arouca, tendo terminado com cinco pontos de vantagem para o terceiro classificado. Antes, em 2005/2006 subiu o Leixões.