Veleiro desaparecido no Porto Santo terá afundado
A Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, encontra-se a coordenar a operação de busca do iate Tortuga e do seu segundo tripulante. Esta operação está a ser conduzida no local em articulação com o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Porto Santo, e com a cooperação do Serviço Regional de Proteção Civil.
Durante o período da manhã e fruto das buscas na orla costeira foram localizados no Porto do Almagre na costa norte do Porto Santo, próximo do local onde ontem a balsa-salva vidas foi encontrada, diversos objetos pertencentes aos tripulantes, os quais permitiram determinar como muito provável o afundamento do iate desaparecido.
As buscas foram efetuadas por ar, terra e mar, tendo coberto aproximadamente 2000 milhas quadradas, envolvendo meios da Marinha e da Força Aérea, designadamente o navio patrulha Tejo (NRP Tejo) e duas aeronaves do Destacamento Aéreo da Madeira, o C-295 e o EH-101. Para além destes meios estão também envolvidos meios da Autoridade Marítima local com uma embarcação semi-rígida e patrulhas em terra da Policia Marítima, militares da Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial da Madeira e elementos corporação de Bombeiros Voluntários do Porto Santo.
Está prevista a manutenção da operação de buscas para esta segunda feira com o objetivo de localizar o tripulante ainda desaparecido.