Veja como são monitorizados os tempos dos atletas do MIUT
O sistema de controlo de tempos do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) é da responsabilidade do Centro de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira. O AgoraMadeira explica-lhe como será feita a monitorização.
Porque o controlo dos tempos assume naturalmente grande importância no MIUT, há um grande rigor da organização em torno desta importante área.
“Temos duas partes no sistema: uma parte de hardware, que são as estações que são colocadas nos postos de controlo ao longo da prova, assim como as pulseiras que cada atleta leva, e depois há todo um sistema informático para a apresentação destes resultados on-line, quer dos tempos intermédios, quer das classificações finais”, explica o responsável pelo sistema de controlo de tempos do MIUT Luís Gomes.
A recolha da informação dos atletas é feita na passagem por cada posto de controlo. Nas partidas é feita uma verificação das pulseiras que cada atleta leva para ver se o identificador corresponde ao peitoral, e em cada posto de controlo o trailer tem de passar a pulseira numa das estações. “É lido o código e enviada uma mensagem automática para o secretariado com o tempo, a data e hora da passagem e a respetiva identificação do atleta”, conta, deixando garantias em relação à fiabilidade de todo o sistema.
TELEMÓVEIS COMO NOVIDADE
“É um sistema bastante fiável porque temos uma série de medidas de backup de segurança para garantir que mesmo que uma mensagem falhe possamos recuperar a informação da passagem do atleta mesmo que não seja no imediato”, realça o responsável.
O sistema de controlo de tempos começou no MIUT do ano passado, com a novidade para este ano a ser a inclusão de telemóveis que vão servir de “backup” caso alguma estação falhe. “Todo o sistema foi criado pela Universidade da Madeira durante um ano a pensar no MIUT mas tem sido usado em várias provas do Circuito Regional de Trail Running”, conclui.