Turistas queixam-se de falta de segurança em levada na Calheta

Turistas queixam-se de falta de segurança em levada na Calheta

Por
0
Foto: David Brodsky
Há queixas de insegurança na Levada Nova acima do Arco da Calheta, acima do Covo do Arco em direção ao Pinheiro. Uma parte do percurso está sem cabo de aço, que caiu na rocha depois de ter ficado danificado, de acordo com o relato de um proprietário de um alojamento local no concelho.
«Existe uma situação muito perigosa na Levada Nova acima do Arco da Calheta que precisa de ser resolvida imediatamente. Fomos avisados há vários dias por alguns turistas alemães que se alojaram no nosso Alojamento Local, e regressaram de um passeio com os seus filhos pequenos na levada (acima do Covo do Arco, em direcção ao Pinheiro) em estado bastante traumatizado devido às condições inseguras que encontraram lá. Subimos hoje à levada para ver com os nossos próprios olhos qual era o problema e ficamos surpresos ao descobrir que uma parte de aproximadamente 50 metros do parapeito de proteção havia rompido de forma que não havia proteção nenhuma contra uma queda em uma ravina íngreme, o que pode ser confirmado na foto.

«Os mesmos turistas relataram-nos o seu desapontamento e frustração por encontrarem no Arco da Calheta outra trilha de caminhada – da Achada de Santo Antão ao Pinheiro – totalmente inutilizável devido ao seu estado degradado. Estes turistas já visitaram o Arco da Calheta quatro vezes, estando estes entre os seus passeios preferidos na ilha. E tenho sérias dúvidas se eles voltarão num futuro próximo», lamentou David Brodsky.