Turista esteve 15 horas perdido nas serras da Encumeada
Sozinho, um turista inglês com 35 anos quis percorrer a conhecida vereda que liga a Encumeada ao sítio da Corrida, no Jardim da Serra. A certa altura do percurso decidiu mudar de rota.
“Ele saiu intencionalmente da vereda recomendada. A vereda normal está devidamente sinalizada”, esclarece de imediato Agostinho Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, em conversa com o AgoraMadeira.
O alerta para o 112 foi dado pelas 19 horas desta sexta-feira e, ao que tudo indica, através da namorada que estava Inglaterra. Desorientado, o homem terá ligado para a companheira alegando que estava perdido. Esta, por sua vez, contactou as entidades regionais e as buscas iniciaram-se.
“Ontem, ao início da noite, o homem ainda esteve contactável via telemóvel mas depois ficou sem bateria. Para além disso também não havia rede onde se encontrava”, destaca o responsável.
Tal como o AgoraMadeira já tinha dado conta, as buscas recomeçaram na manhã deste sábado, pelas oito horas, envolvendo cerca de duas dezenas de pessoas: seis elementos dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, oito elementos da Polícia Florestal, três GNR´s e três PSP´s.
“Conseguimos encontrá-lo às 10.20 deste sábado no Curral Jangão. Ele tinha-se perdido ao pé de um ribeiro. Quando o encontramos estava molhado mas vinha a andar normalmente. Estava desorientado mas tinha só alguns arranhões. Na mesma foi transportado para o Centro de Saúde da Ribeira Brava”, explica o comandante Agostinho Silva.
A aventura por um caminho alternativo à vereda recomendada por pouco não saiu caro ao turista que de certo nunca mais vai esquecer as 15 horas passadas sozinho, e ao frio, nas serras da Encumeada.