Tucano sem bico por causa de ataque ganha prótese impressa em 3D
Um tucano que perdeu a parte superior do bico depois de ser maltratado por jovens na Costa Rica deverá receber uma prótese a ser produzida numa impressora 3D. Pelo menos é o que pretendem quatro empresas daquele país que se voluntariaram a ajudar, garantindo que têm meios para criar uma prótese para o pássaro ferido.
As empresas afirmam que vão usar impressão 3D para criar a primeira prótese deste tipo na região à semelhança do que já aconteceu nos Estados Unidos, país onde forma criadas próteses para uma águia e um pinguim.
O tucano macho, chamado Grécia, por ter sido encontrado na cidade com o mesmo nome, na província de Alajuela, foi levado para um centro de resgate de animais em janeiro. Fotos de seu bico mutilado causaram indignação ao circularam em jornais da Costa Rica, tendo nascido de imediato uma campanha para conseguir uma prótese, rapidamente orçada em milhares de dólares.
Quatro das empresas que vão ajudar o pássaro são a ‘Elementos 3d’, ‘Ewa!corps’, ‘Publicidad Web and Grupo Sommerus’ que se declaram confiantes na possibilidade de projetar uma prótese adequada ao aninmal.