O incêndio iniciado a 14 de agosto continua a afetar os concelhos de Câmara de Lobos (Curral das Freiras) e Ponta do Sol (Paul da Serra/Lombada), com dois teatros de operações que contam com mais de 100 operacionais, 20 veículos e um meio aéreo.

“Às 21h:00 do dia 20 de agosto, o foco mais preocupante mantém-se no Curral das Freiras, onde o fogo está a avançar em direção à Boaventura, concelho de São Vicente.

No Paul da Serra, o incêndio desceu para a ribeira da Ponta do Sol, longe de zona habitacional.

Este foco encontra-se numa área de difícil acesso, com os meios e operacionais localizados estrategicamente para conter a sua propagação.

Na Encumeada o foco de incêndio que estava ativo até ao início do dia de hoje, 20 de agosto, está circunscrito, e no terreno mantém-se uma equipa a fazer vigilância ativa.

No teatro de operações, mantêm-se os operacionais dos Corpos de Bombeiros da RAM, mais os da Força Especial de Proteção Civil, e os bombeiros dos Açores.

No dia 20 de agosto, temos a registar três ocorrências envolvendo bombeiros, dois dos Açores e um do Continente, que apresentaram sintomas relacionados com mal estar e indisposição. Receberam assistência no local e a equipa de saúde do INEM encaminhou dois deles para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Reiteramos que no decurso deste incêndio, felizmente, não há habitações consumidas, não temos vítimas a lamentar, nem há registos de destruição de infraestruturas essenciais. Estamos cientes que toda esta situação tem causado danos emocionais e, desde a primeira hora, tudo temos feito para mitigar os impactos desta situação.

O SRPC, IP-RAM continua a acompanhar de perto a evolução dos incêndios e reitera o apelo à população para evitar deslocações às áreas afetadas, permitindo assim uma operação mais eficaz e segura por parte das equipas de combate”, informa a Proteção Civil Regional em comunicado.