O Mercado Quinhentista está de regresso a Machico. Este projeto sociocultural visa a recriação histórica das vivências coletivas da capitania madeirense nos primeiros anos de Quinhentos e tem sido uma aposta ganha.

mercado

O copo de barro, com a marca do Mercado Quinhentista, já sobrevive há 4 mercados. Não há melhor forma de saborear um sumo, uma sangria fresca ou o que quer que seja!

Sentamo-nos na escadaria em cimento, junto ao mar e ao palco da cidade, ao final da tarde, disputando, o nosso pequeno grupo, um espaço entre a multidão e fazendo figas para que os tremoços, servidos à moda quinhentista, numa folha de couve, cheguem intatos ao destino.

À nossa frente, desfilam cuspidores de fogo, bobos da corte, plebeus e domadores de águias. O ambiente é delicioso e deixámo-nos encantar pelo som contagiante das gaitas de foles. Há crianças que parecem enfeitiçadas pelo ritmo, dançando entusiasticamente, vendedores ambulantes, artesãos, soldados e banquetes ‘improvisados’ no meio da rua. Assim foi no ano passado, mas o cenário está de volta a Machico já nos próximos dias 5, 6 e 7 de Machico. Sem dúvida, uma experiência a repetir.

Desembarque  no próximo sábado

mercado
Clique para ver o programa do Mercado

O “Mercado Quinhentista” é um projecto sociocultural organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico e pelo Município de Machico cuja primeira edição aconteceu em 2006. O sucesso desta iniciativa depende também do grande envolvimento da população e da participação ativa das associações culturais e de diversas instituições sociais e de ensino do concelho.

Através da recriação histórica das vivências coletivas da capitania nos primeiros anos de Quinhentos, Machico pretende sensibilizar para “a defesa da nossa identidade cultural, valorizando-a no contexto do património histórico português”. Uma aposta ganha que tem vindo a convencer cada vez mais madeirenses e visitantes.

Relembre o Mercado em 2014