Sumos naturais de fruta

Sumos naturais de fruta

.
0

Cristina Cunha / Nutricionista e Dietista

Os sumos de fruta naturais hidratam e proporcionam uma boa quantidade de vitaminas e minerais, mas não se deve abusar. Por ser rica em vitaminas, minerais e fibra, a fruta é um alimento imprescindível. O ideal é que as crianças comam entre duas a quatro porções por dia, sendo que uma porção não é uma peça de fruta, mas antes 100 gramas. Assim, convém que comem entre 200 e 400 gramas.

Muitas crianças recusam a fruta inteira, mesmo se estiver descascada e cortada, mas gostam do sumo. Este não tem todas as vantagens da fruta inteira, que se come com os princípios ativos intatos e com toda a fibra. Por outro lado, a fruta inteira conserva as vitaminas, e ao mastigá-la favorece-se, entre outras coisas, o trânsito intestinal.

O conteúdo das vitaminas reduz-se notavelmente ao descascar, partir e espremer a fruta, por acção da luz, ao entrar em contacto com o ar e com o passar do tempo.

Para minimizar as perdas, o sumo deve ser preparado apenas no momento de o beber. Se tiver que ser feito com antecedência, deve guardar-se num frasco opaco e hermético e conservar-se no frigorífico.

Antes de espremer a fruta, esta deve ser bem lavada, mesmo que se descasque depois, e desta forma evita-se que os contaminantes e as impurezas da pele passem para o sumo. A pessoa que o prepara também deve lavar as mãos. O sumo mais consumido é o de laranja, mas existem muitas outras possibilidades: ananás, pêssego, maçã, pêra, morango, papaia, limão… Para variar e para que as crianças não se cansem podem-se misturar duas ou mais frutas: maçã e morango; pêra e pêssego, etc.

Não é conveniente dar as crianças grandes copos de sumo, que podem encher-lhes o estômago e impedir que comam outros alimentos que também são importantes. Em nenhum caso se deve ultrapassar a quantidade de fruta recomendada por dia, tanto em sumo, como inteira. Se o suco não for ácido, não é necessário adicionar açúcar.