Sindicato preocupado com a segurança dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz

Sindicato preocupado com a segurança dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz

Por
0

O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) está preocupado com a segurança dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz e pede melhores condições de trabalho para esta corporação. O SNBS emitiu este sábado um comunicado.

“Face ao actual quadro de crise pandémica, o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores mostra-se preocupado com a segurança dos Bombeiros Sapadores Madeirenses, em particular da segurança dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, que prestam diariamente socorro aos seus 43 mil habitantes, estão actualmente com a média de idades acima dos 50 anos entre os seus 57 elementos do quadro ativo.

Esta média de idades condiciona a capacidade operacional, para além de colocar os próprios bombeiros sapadores em risco de sofrerem lesões físicas e patológicas como consequência direta da condição insalubre da carreira.

Os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz há muito que desesperam pela renovação do seu quadro, que não acontece há 20 anos, com a atual vereação a tardar para reverter os erros das suas antecessoras.

No imediato e com intuito de salvaguardar os operacionais, o SNBS mostra-se disponível para aceitar uma alteração temporária no horário de trabalho dos bombeiros sapadores, desde que essa alteração permita atrasar a rotatividade dos turnos de trabalho e sempre sem prejuízo nos vencimentos, com o Comando dos BSSC e Município de Santa Cruz a estabelecer planos de contingência e resposta para fazer face ao actual momento, bem como a mais que necessária formação e protecção dos bombeiros sapadores.

No futuro, e sempre depois de controlada a crise pandémica, o SNBS espera reunir-se com a Câmara Municipal de Santa Cruz, depois de ouvidos pelos bombeiros sapadores em plenário, para discutir este e outros problemas, com este a ser, assumidamente, a nossa principal bandeira reivindicativa em Santa Cruz.

SNBS – O Sindicato de Sapadores para Sapadores”