Sete bombeiros homenageados em dia de aniversário

Sete bombeiros homenageados em dia de aniversário

Por
0

Os Bombeiros Sapadores do Funchal estão em festa! Esta terça feira assinalaram o 129º aniversário, uma ocasião aproveitada pelo Comandante Interino José João de Freitas louvar publicamente alguns bombeiros da corporação.

O primeiro a ser homenageado foi o bombeiro de 2º classe Sérgio Fernandes.

“A 28 abril deste ano, na Rua Nova da Quinta Deão, o bombeiro Sérgio estava de folga mas viu uma grande quantidade de fumo que saía de uma habitação. Deu o alarme e arrombou a porta da traseira. Progrediu e deparou-se com uma idosa desorientada e afetada pelo fumo. Salvou a senhora e retirou-a para o exterior. Extinguiu o incêndio na cozinha e esperou pelos outros meios”, realçou a porta voz da cerimónia Paz Berenguer, em representação do Comandante Interino. E continuou:

“Pela atitude, esforço, dedicação, empenho e pela forma eficaz e competente como interveio em prol da salvaguarda de uma vida humana, o bombeiro Sérgio contribuiu para o engrandecimento da missão dos corpos de bombeiros, sendo um exemplo para os seus companheiros de profissão, por isso é inteiramente merecedor deste público louvor”, destacou.

IMG_3746

As outras homenagens foram para os bombeiros de 1º classe João Luz, Duarte Lopes, António Xavier, José Patrício, e para os de 2a classe Sílvia Freitas e José Dinarte Nóbrega, por terem tido um papel importante na tragédia do Monte do último dia 15 de Agosto.

“Todos eles, em folga ou em férias, estavam no local do acontecimento e de imediato prestaram socorro aos afetados, colaborando nas manobras de triagem e estabilização dos sinistrados. Um deles, com experiência de motosserrista, removeu parte do tronco de uma árvore, desencarcerando duas das vítimas do acidente”, sublinhou a porta voz, prosseguindo:

“Eles contribuíram para que rapidamente se conseguisse o controlo da operação, organizando e facilitando a intervenção dos diferentes meios. Com a sua conduta, contribuíram para a eficiência do socorro e são um exemplo a ser seguido em outros teatros de operações tão complexos quanto este”, continuou, finalizando:

“Pelas elevadas qualidades profissionais, empenho, espírito de sacrifício e lealdade com que pautaram as suas condutas, considero os bombeiros Luz, Lopes, Xavier, Patrícia, Dinarte e a bombeira Sílvia, merecedores deste público louvor e que os serviços por eles prestados naquele dia sejam qualificados de relevantes e distintos”, concluiu a porta voz do Comando, sob um grande aplauso de todos os presentes.