Sepultura rara de casal pré-histórico descoberta na Grécia
Um grupo de arqueólogos descobriu na Grécia uma rara sepultura de um casal pré-histórico abraçado. O anúncio foi feito na passada quinta-feira pelo ministério da Cultura grego.
A descoberta deu-se na gruta de Diros, um local de escavações situado na costa da península do Peloponeso, indicou o ministério em comunicado.
Segundo os arqueólogos, a sepultura foi datada com Carbono-14 como sendo de 3.800 a.C., e os testes de ADN confirmaram que os restos mortais são de um homem e uma mulher jovens.
“Enterros duplos de pessoas abraçadas são extremamente raros e o de Diros é um dos mais antigos do mundo, se não o mais antigo encontrado até hoje”, sublinhou o ministério.
Uma escavação de cinco anos naquela área costeira, completada no ano passado, também revelou a sepultura de uma criança e a de um feto, além de um ossário contendo restos de dezenas de pessoas.
“Podemos com segurança concluir que esta área funcionou, na memória coletiva destes grupos, como um local para depositar os seus mortos durante milhares de anos”, referiu o ministério da Cultura grego.