Saiba tudo sobre Luís Norton de Matos
Foi no Benfica que Luís Norton de Matos deu os primeiros passos como profissional de futebol. Por lá ficou até 1975, embora nunca tenha feito jogos pela equipa principal. Foi sempre suplente até porque a concorrência era de peso: Eusébio, Vítor Batista, Jordão, Nené, Artur Jorge… Seguiu-se a Académica, por empréstimo, o Estoril-Praia, o Atlético, o Belenenses, o Standard Liège, o Portimonense e o Estrela da Amadora, onde acabou a carreira em 1986/87.
Deixando os relvados e passando para o banco como treinador, estreou-se em 1989/90, no Atlético, seguindo-se Barreirense, Sporting de Espinho, Salgueiros, Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães, antes de rumar ao Senegal, em 2008/09, para o Étoile Lusitana.
Foi aqui que executou um ambicioso projeto, lançando as novas bases do futebol do Senegal, tendo ainda disputado uma final do campeonato senegalês apenas com juniores na equipa. Um trabalho que viria a ser recompensado com o convite para orientar a seleção principal da Guiné onde a aposta passou também por desenvolver mais o futebol guineense.
O técnico azul e amarelo passou também pelo comando técnico da equipa B do Benfica e a última experiência no treino aconteceu no Chaves, clube onde esteve até Janeiro deste ano.
No percurso do novo treinador do União há também uma passagem de duas épocas pelo Sporting, como diretor desportivo, em 1995/96 e 1996/97, leões que na primeira temporada tinham Santana Lopes como presidente e Carlos Queiroz como treinador, ao qual se seguiu Otávio Machado. Já na segunda época de Norton de Matos como diretor desportivo dos leões, José Roquette era o presidente e Robert Waseige o treinador.
AMIGO DE JOSÉ MOURINHO E SOBRINHO-BISNETO DO GENERAL QUE DÁ O NOME À AVENIDA DO ESTÁDIO DA LUZ
Luís Norton de Matos, nasceu em Lisboa a 14 de Dezembro de 1953, é neto materno do 4º Conde de Tomar, sobrinho-bisneto do General Norton de Matos, que foi candidato à Presidência da República em 1949 e que dá o nome à avenida onde se situa o Estádio da Luz.
O novo treinador do União da Madeira, que é pai da conhecida atriz Bárbara Norton de Matos, é amigo próximo de José Mourinho, uma amizade de largos anos. “As equipas do Norton de Matos jogam sempre um bom futebol”, chegou a dizer publicamente o Special One. Norton de Matos também já reconheceu a “relação próxima” com Mourinho, com quem fala “frequentemente”.
Foi jogador de futebol durante 17 anos, mas a sua carreira foi muito além das quatro linhas pois esteve ligado à comunicação social de diferentes formas: foi fundador e director da revista FOOT, colaborador do Semanário, 24Horas, Público, Record, assim como comentador da RTP, TVI e do Rádio Clube Português.
«AINDA TENHO MUITAS ILUSÕES EM RELAÇÃO AO FUTEBOL: É VICIANTE!»
A escrita é uma das paixões de Norton de Matos que já escreveu o romance policial “A Noite em que te Vinguei”. “Construí um enredo de algum suspense entre o mundo jornalístico e do desporto, que foi o que vivi, mas há uma grande história de amor. Não gosto de déspotas, de pessoas que se servem do poder para espezinhar os outros, de prepotência, e este livro é muito contra tudo isso”, contou Norton de Matos aquando do lançamento do livro, reconhecendo então:
“Ainda tenho muitas ilusões relativamente ao futebol, um mundo que é viciante e que sempre fez parte do meu caminho principal. Tenho uma hipótese de voltar a treinar e, se isso acontecer, não farei mais nada, nem sequer tenho cabeça para escrever. Tudo dependerá do que acontecer a nível profissional. Escrever vou sempre fazê-lo, publicar é que não sei, porque tenho medo. Primeiro, não sei como é que este livro corre, porque se for um fiasco poderei perder a vontade de escrever, e se for um sucesso traz uma responsabilidade enorme”, realçou