Grande parte do material obrigatório aplica-se às quatro provas do Madeira Island Ultra Trail. A exceção acontece só com o conjunto de duas lanternas e com a luz traseira, apenas utilizadas no MIUT 115 e no UT85.
Quanto aos restantes materiais, é obrigatório um peitoral – a ser colocado no peito ou abdómen do atleta e visível durante a totalidade do percurso -, uma mochila ou equipamento similar; um depósito de água ou equivalente com um litro de capacidade (mínimo), uma manta térmica (tamanho mínimo de 100×200 cm), uma banda elástica ou ligadura (tamanho mínimo de 100×6 cm), um casaco impermeável, um telemóvel operacional (com saldo e bateria suficientes); alimentação de reserva, um apito, e um copo.
Sobre as lanternas já abordadas, é obrigatória a utilização, na prova principal e na secundária, de duas lanternas / frontais, com pilhas de substituição. Na terceira e quarta provas (as mais curtas), os trailers apenas precisam de transportar uma lanterna / frontal, com pilhas de substituição.
A luz traseira vermelha (pisca-pisca) – a ser colocada na parte posterior do atleta, acesa durante o período noturno – é o último material obrigatório, mas apenas para as provas mais extensas.
Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório, sendo que em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o mesmo.
O participante terá de aceitar estes controlos, sob pena de ser excluído da prova. Os primeiros cinco atletas da geral (masculino e feminino) de todas as provas serão obrigatoriamente inspecionados, após a conclusão da mesma.
QUAL O MATERIAL RECOMENDADO PELA ORGANIZAÇÃO?
Com carácter opcional, a organização do MIUT recomenda os seguintes materiais aos atletas: bastões; calças compridas (que no mínimo cubram o joelho), um porta-resíduos (integrado ou não na mochila), luvas, boné ou “buff”, muda de roupa, protetor solar e ainda uma quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto).