Sabe o valor do seu colestrol?
Cristina Cunha / Nutricionista e Dietista
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso Pais e o colesterol é um dos factores de risco que mais contribui para esta situação.
Os dados, em Portugal, não são animadores e, sabe-se que cerca de 70% da população portuguesa adulta tem o colesterol elevado, ou seja, 2 em cada 3 pessoas têm o colesterol elevado.
O Colesterol é uma substancia anónima que circula no sangue, não dói nem se sente. Já pensou que pode evitar algumas destas doenças só pelo simples facto de medir o colesterol com regularidade? Sabe o valor do seu colesterol? Há quanto tempo, não faz análises?
A redução dos níveis de colesterol ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolvimento das doenças cardiovasculares. As evidências são claras: sabe-se que uma redução de 10% do colesterol, reduz em cerca de 50% o risco de doença coronária, num homem de 40 anos.
Com a correria do dia a dia, o nosso «órgão nobre» é muitas vezes esquecido, tal como as longas estradas que trazem e levam o sangue até ele. De facto, o coração e os vasos sanguíneos são frequentemente penalizados com excesso de colesterol, favorecendo os depósitos de colesterol e outras substancias nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode conduzir à sua obstrução, causando, por exemplo, um enfarte.
Sabe-se que a pratica de uma alimentação saudável associada a alimentos ricos em esteróis vegetais, pode de uma forma fácil e eficaz reduzir o colesterol total e o «Mau Colesterol» .
Há vários anos que se sabe que os esteróis vegetais reduzem a absorção do colesterol no organismo. Actualmente há cremes vegetais para barrar, leite e iogurtes enriquecidos com esteróis. Estes alimentos assumem hoje um papel de destaque na redução dos níveis elevados de colesterol, fruto de investigação ao longo dos anos.