O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que, procedeu à detenção de dois cidadãos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com 41 e 26 anos de idade, respetivamente, residentes no Concelho do Funchal, por crime de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento.
«A detenção ocorreu na sequência de uma abordagem policial pela Esquadra de Câmara de Lobos aos dois cidadãos que, circulavam no município de Câmara de Lobos, na posse de um cartão bancário em nome de um terceiro e de diverso material suspeito de ter sido adquirido com esse mesmo cartão.
Contactado o proprietário do cartão, este confirmou ter extraviado a sua carteira, confirmando ainda a existência de vários pagamentos do seu cartão bancário, feitos sem a sua autorização, através do método contactless, desejando o respetivo procedimento criminal contra os suspeitos.
Dada a existência de flagrante delito, os cidadãos foram detidos e notificados para comparência em Tribunal, mediante constituição de arguido e termo de identidade e residência.
Os objetos adquiridos ilicitamente foram apreendidos e remetidos ao Tribunal à ordem do processo nos termos da lei penal.
O Comando Regional da Madeira da PSP apelas aos cidadãos que denunciem imediatamente o furto ou extravio dos seus bens pessoais e realça a importância de, nestas situações, aquando existência de cartões de pagamento de modo contactless, solicitar à entidade bancária a inativação imediata do cartão, evitando assim o seu uso ilegal por terceiros», informou a PSP em comunicado.