A Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou hoje o resgate médico de um tripulante, que se encontrava a bordo do navio de cruzeiro “AIDANOVA”.
“Esta madrugada, dia 27 de dezembro, pelas 04h22, foi recebido no MRSC Funchal um pedido de ajuda para resgatar um homem, de nacionalidade filipina, de 45 anos, do navio de passageiros “AIDANOVA”, que se encontrava a navegar a cerca de 40 milhas, o equivalente a cerca de 74 quilómetros, a sul da Ilha da Madeira.
O quadro clínico do tripulante indicava uma hemorragia interna. Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), foi considerado necessário a retirada de bordo do doente.
Através da colaboração do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC) de Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, ambos da Força Aérea Portuguesa, foi enviado um helicóptero (EH-101) para efetuar o resgate do tripulante para o Aeroporto do Funchal, onde era aguardado por uma ambulância, dos Bombeiros Municipais de Machico, que procedeu ao transporte para Unidade Hospitalar”, informou a Marinha em comunicado.