Caso o PSD-Madeira vença as eleições regionais do próximo dia 29 de Março, Miguel Albuquerque pretende contar com figuras bem conhecidas da nossa praça pública, nos mais variantes quadrantes profissionais, para formar Governo.

sobreOcandidato

Para além de assumir a presidência do Governo Regional, Miguel Albuquerque poderá ficar com a alçada da Cultura e ocupar-se ele próprio dos assuntos relacionados com o Porto Santo. O AgoraMadeira apurou também que Carina Bento, licenciada em Gestão do Património Cultural, é uma forte possibilidade para trabalhar diretamente com o presidente na função de subsecretária.

Como braço-direito do possível chefe do executivo madeirense, é apontado o nome de Sérgio Marques, num cargo que poderá ser um pouco diferente daquele anteriormente ocupado por João Cunha e Silva. Neste caso, o social-democrata terá sob a sua responsabilidade direta os Assuntos Parlamentares e a reforma do sistema político – uma das suas bandeiras eleitorais.

Sérgio Marques deverá ainda acumular os Assuntos Europeus, tendo em conta o forte conhecimento que tem desta área em virtude da experiência de largos anos como euro-deputado.

Para o economista Eduardo Jesus, poderá estar destinada a secretaria do Turismo e Transportes, sendo que Kátia Carvalho perfila-se para o cargo subsecretaria do Turismo, tendo em conta a experiência de sete anos enquanto responsável máxima pela Associação de Promoção da Madeira.

Na área da Saúde, tudo aponta para que haja uma separação dos Assuntos Sociais, com o nome de Manuel Brito a ser uma forte hipótese para o cargo de secretário da Saúde e Rubina Leal a poder ser a próxima secretária dos Assuntos Sociais. Faria Nunes é apontado para as funções de diretor clínico do SESARAM.

A secretaria das Finanças e da Administração Pública deverá ficar a cargo de Pedro Calado, sendo possível que o economista Jorge Vale assuma uma pasta desta secretaria.

Nova Secretaria de Economia e Jorge Carvalho no Desporto
Fontes contactadas pelo AgoraMadeira, dão conta que Jorge Carvalho será a escolha de Miguel Albuquerque para a secretaria da Educação e do Desporto, já Susana Prada é apontada como uma forte hipótese para a secretaria do Ambiente.

A agricultura, com Humberto Vasconcelos, poderá sair do Ambiente e passar a subsecretaria numa futura pasta da Economia, em princípio liderada por Fernanda Cardoso. O facto de a agricultura ser um dos sectores que mais exige em termos de negociação europeia justifica, porventura, que fique sob alçada da ainda directora regional do Assuntos Europeus.

No geral, é certo que haverá um número significativo de subsecretarias com menos direções regionais em relação às que existem atualmente.

Artigos semelhantes