Quem é o Compadre Jodé?

Quem é o Compadre Jodé?

Por
2

É já este domingo que o Compadre Jodé volta a assumir o protagonismo no Julgamento dos Compadres, ponto alto das festividades que arrancaram na última quinta-feira em Santana.

Mas quem é, afinal, a personagem e como surgiu? A figura satírica nasceu pela mão de Marcelino Teles, natural de Santana e funcionário no Tribunal Administrativo do Funchal, que há mais de duas décadas, nas habituais viagens de autocarro para o Funchal, na companhia do amigo, Damião Nascimento, agora Compadre António, e para passar o tempo na então longa viagem, simulava ser um agricultor e dialogava de forma constante no habitual “calão” madeirense.

“Cada viagem era um espectáculo e havia em cada conversa um objectivo que terminava quase sempre numa gargalhada”, recorda, ao AgoraMadeira. Encontrar uma palavra ‘antiga’, típica do meio rural, que ainda nenhum dos dois tivesse dito, era um dos objetivos.

A personagem do Compadre Jodé captava facilmente a atenção dos passageiros do autocarro e em 1999 Marcelino Teles foi convidado pela Câmara Municipal de Santana para escrever o primeiro guião do julgamento da tradicional Festa dos Compadres que marca o arranque do Carnaval na Madeira, um guião onde a sátira política e o humor são os pratos-fortes.

“Tudo começou de forma natural por brincadeira e depois de ter ido a primeira vez à Festa dos Compadres foi sempre a subir de popularidade. Hoje em dia continuo a ser o responsável pelo guião do julgamento mas o Compadre Jodé tem atividade durante todo o ano”, ressalva.

Os programas de rádio entretanto feitos também ajudaram muito a cimentar a personagem que hoje dia é praticamente uma figura pública.

“Sou obrigado a rejeitar convites! Chamam-me para animar casamentos, para festas privadas, para estabelecimentos comerciais, enfim, para tanta coisa. Isso obriga-me a ser muito seletivo nas escolhas porque não quero banalizar o Compadre Jodé”, explica, lembrando que uma aparição pública implica a devida preparação e um reportório de piadas variado.

MAIS DE 18 MIL GOSTOS NO FACEBOOK

Apesar de muito conhecido, ainda há quem não associe a personagem à pessoa. “É engraçado que há muitas pessoas que não sabem que o Marcelino Teles é o Compadre Jodé. Mas é uma tendência que tem vindo a diminuir”, admite.

Hoje em dia é impressionante a popularidade de “Jodé”. No Facebook tem mais de 18 mil gostos na página e o blog Berdades, da sua autoria, é um enorme sucesso. Já foi por duas vezes ao estrangeiro atuar junto das comunidades madeirenses.

Este domingo, a partir das 16.30 horas, o Compadre Jodé volta à ação no Julgamento/Sentença da Festa dos Compadres, em Santana.