Queijo previne doenças cardiovasculares
Investigadores dinamarqueses afirmam que, ao contrário do que se pensava, usar e abusar do queijo ajuda a evitar doenças cardiovasculares ao reduzir os níveis de colesterol.
Até agora, a explicação era atribuída ao consumo de vinho tinto, rico em antioxidantes, mas a nova investigação indica que o queijo também tem um papel fundamental na prevenção destas doenças.
Quinze homens saudáveis foram submetidos a dietas distintas, durante duas semanas. A primeira dieta era rica em leite, a segunda em queijo e a última fase dos testes envolveu uma dieta de controlo.
Ao longo das diferentes etapas, os investigadores recolheram amostra de urina e de fezes para comparar os valores, e descobriram que a forma como o queijo se decompõe é diferente da do leite.
A equipa verificou que os homens que consumiam queijo tinham, no intestino, níveis mais elevados de ácidos que favorecem a função intestinal, como o butirato, e que são fundamentais para o adequado processamento dos alimentos.
Além disso, o consumo de queijo reduziu, “significativamente”, os níveis de citratos, creatina, e creatinina da urina, elementos determinantes que promovem o metabolismo dos lípidos evitando o colesterol e as doenças cardiovasculares.