Teresa Almeida, Armanda Duarte, Diogo Navarro e Fernando Quintas. Estes são os artistas portugueses que, até ao próximo dia 19, integram a exposição internacional de arte contemporânea sobre o vidro e a luz – ‘Within Light / Inside Glass. An intersection between art and science’ -, patente Palazzo Loredan, em Veneza.
15 artistas de vários países foram convidados a participar nesta mostra pelas curadoras Rosa Barovier Mentasti e Francesca Giubilei para desenvolverem obras sob o tema a luz e o vidro nas salas da antiga biblioteca do Palazzo Loredan. Quatro deles são portugueses.
A influência recíproca entre a luz e o vidro de um ponto de vista formal e concetual é o mote dos trabalhos expostos que usam néon ou luz natural, vidro de borosilicato para micro ou macro esculturas, técnicas antigas de Murano ou novas tecnologias, fotografia, pintura e desenho, transparência e luminescência.
Mika Aoki, Enrico Tommas, Veronica Green, Alan Jaras, Anna-Lea Kopperi, Richard, Meitner, Éric Michel, Silvano Rubino, Elisabeth Scherffig, Cesare Toffolo and Robert Wiley são outros dos nomes presentes no Istituto Veneto.
O projeto é coordenado por António Pires de Matos, Isabel Silveira Godinho e Andreia Ruivo membros da Vicarte, unidade de investigação ‘Vidro e Cerâmica para as Artes’, instalada no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.