A PSP vai realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos de diversão noturna desde a próxima quarta feira até ao dia 29 deste mês para controlar o consumo de álcool da parte de jovens, acaba de informar o Comando Regional.
«Com o objetivo de prevenir, dissuadir, reduzir e minimizar os problemas relacionados com o consumo de destas substâncias bem como dos comportamentos aditivos e as dependências relacionadas o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira irá realizar entre os dias 20 e 29 de Abril do corrente ano a operação acima da qual fazem parte:
- Ações de sensibilização junto dos estudantes das escolas do 3º. Ciclo do ensino básico e do ensino secundário envolvendo ainda pais e restante comunidade escolar;
- Ações de incremento de maior visibilidade junto dos estabelecimentos de ensino;
- Ações de fiscalização direcionadas para o consumo de álcool, por jovens, nos estabelecimentos de diversão noturna;
- Ações de fiscalização direcionadas para a condução sob o efeito de álcool;
Nas ações de sensibilização grupais deverão ainda serão abordados outros temas tais como a perturbação de adição aos videojogos e de apostas envolvendo os pais neste processo.
Mais se informa que estas ações de sensibilização serão apresentadas nas escolas pelas equipas enquadradas no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade – Escola Segura às quais a comunidade escolar ainda se poderá dirigir tendo como objetivo o contato individual de sensibilização e possibilitando a gestão de casos concretos contribuindo assim para um melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os riscos associados ao consumo e dependência de substâncias psicoativas.
Perto de 1 em cada 100 portugueses (0,8%) tem dependência alcoólica, e todos os anos morrem entre 2000 a 2500 portugueses por doenças atribuíveis ao álcool, estimando-se, em média, uma perda de 12 anos potenciais de vida.
As prevalências de consumo de bebidas alcoólicas aumentam entre os 13 e os 18 anos. Aos 13 anos já 2 em cada 10 estudantes referem o consumo recente de bebidas alcoólicas. Aos 18 anos esta proporção é de 8 em cada 10.
Em Portugal 5 em cada 10 jovens de 18 anos consomem de forma “binge” e 2 em cada 10 estudantes de 13-18 anos embriagam-se severamente.
Também o consumo de cannabis tem início, em média, por volta dos 17 anos. Em 2019 a percentagem de estudantes de 16 anos que declararam o início precoce de consumo de cannabis (13 ou menos anos) era de 2%. Tem-se verificado um aumento de casos de dependência e de hospitalizações por perturbação psicótica e esquizofrenia associados a cannabis;
Em 2019 faleceram em Portugal 63 pessoas por overdose. A cocaína é a segunda droga mais consumida entre os estudantes mais novos (13-15anos), embora com valores bastante inferiores à cannabis;
Relativamente ao consumo de ecstasy e de anfetaminas entre populações mais jovens e nos últimos anos tem vindo a expandir-se a nível mundial a utilização de substâncias com propriedades alucinogénias.