A poucas horas do arranque de mais uma edição do Rali Vinho Madeira, a PSP faz vários avisos aos amantes dos ralis para o cumprimento das regras pandémicas em vigor.
«Encontramo-nos em situação de calamidade relativamente à pandemia pelo que todos devemos cumprir com as indicações, para proteção da comunidade, da DRS plasmadas na Resolução nº.694/2021 da Presidência do Governo Regional tendo especial atenção:
a. Distanciamento Social;
b. Utilização de máscara de proteção;
c. Ter especial atenção no cumprimento das regras de comercialização e consumo de álcool.
Quanto às habituais regras de seguranças ficam também vários alertas.
«Durante a competição o público irá posicionar-se ao longo do trajeto de cada prova especial de classificação com especial incidência nos locais considerados mais apetecíveis e espetaculares da passagem dos veículos, em competição, pelo que é obrigatório o cumprimento das seguintes regras básicas da competição:
a. Cumpra escrupulosamente as indicações da organização e dos elementos da PSP;
b. Conheça os itinerários e encerramento das estradas e arruamentos, amplamente divulgados, programando a sua mobilidade de acordo com estas limitações provisórias. Recorde-se que nem sempre é possível proceder à abertura de estradas entre classificativas por motivos inopinados embora esteja programado um período de abertura;
c. É fundamental que respeite a sinalização da prova com especial atenção:
i. Não se posicione em zonas consideradas perigosas “áreas delimitadas por fitas vermelhas”;
ii. Respeite as saídas de emergência pois elas são essenciais, às equipas de emergência, para providenciar um socorro rápido a quem necessite;
iii. Não estacione o seu veículo na faixa de rodagem onde vão decorrer as provas especiais de classificação;
iv. Não circule a pé no circuito da PE após encerramento das estradas nem com o seu veículo;
v. Após o encerramento das estradas se tiver perante uma situação de emergência contate o chefe de segurança do troço, da organização, o qual poderá resolver, após consulta da direção da prova, a sua situação;
vi. Tenha presente que as provas especiais de classificação só terminam quando a viatura do chefe de troço percorre todo o circuito e a PSP recebe indicação, pelo oficial responsável, de abertura de estrada.
Para que a prova decorra em ambiente de festa, de competitividade e, fundamentalmente, em segurança, a PSP apela à colaboração de todos.
A PSP deseja um rali competitivo e que decorra com o máximo de segurança», adianta a PSP em comunicado.