Proteção Civil pede à população que se afaste das áreas mais afetadas pelos incêndios
De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e face à previsão de agravamento das condições meteorológicas (chuva e vento), a partir deste domingo, dia 16 de Outubro, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, alerta para as seguintes recomendações:
- Esteja atento aos avisos das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.
- Evite a circulação e a permanência junto das áreas mais afetadas pelos recentes incêndios uma vez que a precipitação pode aumentar a instabilidade de solos e rochas em vertentes e que podem provocar deslizamentos ou derrocadas.
- Sempre que sejam identificadas zonas que suscitem dúvidas ou apresentem risco aparente, devem ser comunicadas ao 112, os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho, de forma a serem desencadeadas formas de medição de parâmetros e de monitorização dos fenómenos de instabilidade.
- Ao circular em condições atmosféricas adversas, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego e/ou à formação de lençóis de água.
- Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.
- Tenha em atenção que as estradas podem estar encerradas ou condicionadas ao trânsito por motivos de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos provocados por deslizamentos ou por ventos fortes, contínuos ou em rajada.
- O encerramento/condicionamento de estradas florestais, municipais, regionais e vias concessionadas, pode ocorrer em qualquer momento pelo que se chama a devida atenção dos condutores no sentido de cumprirem essas restrições;
- Chama-se a atenção para eventuais condicionamentos que possam surgir no abastecimento de água, para consumo ou rega, associado a obstruções / ruturas nos sistemas;
- Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que desaconselha QUAISQUER atividades durante este período.