O primeiro gin tinto do mundo, produzido por uma empresa de Valença, começou este ano a ser distribuído para o mercado nacional, incluindo a Madeira, e já é um sucesso internacional.
A concorrida bebida começou a ser distribuída para o mercado nacional este ano, sendo que 600 das cinco mil primeiras garrafas seguiram para Angola. Hoje as encomendas sucedem-se de todo o lado.
O novo gin tem 14 ingredientes, entre eles, o aneto, loureiro, nevêda, folha de salgueiro, flor de sabugueiro, ervas de São Roberto, erva cidreira, lúcia lima, folha de eucalipto, o alecrim, alfazema, e o cítrico da casca da laranja verde, papoilas e amoras silvestres e perico, um fruto típico de Valença.
A bebida foi criada por João Guterres, um empresário de 63 anos de idade que está ligado ao sector vitivioncola há cinco décadas e já está à venda na Madeira.
Cada garrafa tem um custo de 29.80 euros. Segundo o empresário, a ideia do Gin tinto surgiu há cerca de ano e meio quando estava a fazer experiências para uma outra bebida. Foi durante esta pesquisa que Guterres percebeu que tinha “bases muito boas” para criar o primeiro gin tinto do mundo.