Polícia localiza suspeitos pelo atentado

Polícia localiza suspeitos pelo atentado

Por
0

Os dois irmãos Kouachi foram vistos no Norte de França ainda no carro com que abandonaram Paris e continuam armados, segundo fontes citadas pela imprensa francesa.

A França procura agora os dois irmãos, suspeitos pelo atentado de quarta-feira na redacção do jornal Charlie Hebdo, que terminou com a morte de 12 pessoas.

Para além dos irmão de 32 e 34 anos, Hamyd Mouradi, de 18 anos, foi outro dos autores do ataque, que, neste caso, se entregou durante a última noite às autoridades francesas. A polícia concentra agora as buscas sobre os dois irmãos, Chérif e Said Kouachi. Ambos foram localizados na Estrada Nacional 2, na região de Aisne, no Norte do país, de acordo com testemunhas ouvidas pelo jornal Le Parisien. Os suspeitos encontravam-se a bordo do mesmo veículo no qual abandonaram Paris, um Clio branco, ao fim da manhã de quarta-feira, minutos depois do atentado.

Os homens foram vistos numa estação de serviço e foram identificados pelo gerente, que contactou a polícia. A testemunha afirmou que ambos estavam ainda mascarados e ainda dispunham do armamento com que executaram o ataque.

Entre os três suspeitos, Chérif Kouachi é o que recolhe mais atenção, uma vez que se trata de um nome conhecido dos serviços de contra-terrorismo franceses. Em 2008 foi condenado a três anos de prisão, dos quais 18 meses de pena suspensa, pela sua participação numa rede de envio de combatentes que se pretendiam juntar à Al-Qaeda no Iraque.

Dois anos depois, Chérif foi um dos suspeitos de conspirar para libertar um antigo dirigente do Grupo Armado Argelino Islâmico (GIA), Smain Ait Ali Belkacem, condenado a prisão perpétua em 2002 como um dos responsáveis pelo ataque a uma estação de metro em Paris, em 1995, que matou oito pessoas. O irmão de Chérif também era suspeito, mas ambos acabaram por ser ilibados por falta de provas, segundo a BBC.

FONTE: Jornal Público

Artigos semelhantes

0

0