Pedro Maia tem museu do Benfica em casa com 1900 peças!
Uma das peças mais caras é uma camisola usada por David Luiz na Liga dos Campeões que custou 275 euros mas Pedro Maia dá a mesma importância a todos os 1900 artigos em exposição no seu museu privado. E nem uma cadeira do antigo estádio da Luz falta ao espólio deste incondicional adepto do Benfica que contou tudo ao AgoraMadeira.
Qual a razão de fazer um museu em sua casa?
Desde pequeno que gostava de colecionar e já colava posters dos jogadores nas paredes do meu quarto. Sempre fui apaixonado pelo jogo e pelo Benfica e quando comprei uma casa arranjei logo um cantinho para guardar as minhas coisas da bola. Entretanto, em 2007, fui de férias a França e lá conheci um grande benfiquista que também tem um museu particular do Benfica, o Fernando Silva! Fiquei maluco com o que tinha visto e na viagem de regresso só falava com a minha esposa Liliana sobre podermos fazer algo diferente do que eu já tinha. Como e onde poderia expor as poucas coisas do Benfica que já colecionava e na altura era ainda pouca coisa.
Foi fácil arranjar espaço?
Não foi fácil até porque não tinha muito espaço, mas depois de algumas obras lá consegui ter o meu cantinho. O meu museu tem cerca de 55 metros quadrados divididos por duas salas, sendo que numa delas tenho um ecrã gigante ligado a um projetor onde vejo os jogos. Sempre que não posso ir ao estádio assistir, vejo no museu: é o meu mini estádio! O estádio do Benfica fica a 380 km de minha casa mas vou muitas vezes assistir aos jogos. Até já tive lugar anual por duas vezes mas fica muito caro e não posso comprar sempre.
Já está a faltar espaço?
Sim, já falta espaço. Tenho muitas coisas guardadas porque já não consigo arranjar sitio para as colocar. Se tivesse um espaço igual ou maior era óptimo para que o meu museu pudesse crescer!
O seu museu tornou-o quase que uma figura pública, certo?
Não necessariamente, mas hoje, e depois de tanto esforço e dedicação, ficamos orgulhos quando recebemos em nossa casa as televisões como a Benfica TV, a SIC, a TVI, o Correio da Manhã TV…Já cá estiveram jornais locais e a revista Mística do Benfica. Também já fomos a programas de TV falar sobre esta paixão. Não nego que fico com uma certa vaidade porque em tão pouco tempo (há volta de sete anos) o meu museu cresceu bastante e na sequência disso passei a ser conhecido ao nível nacional…Mas para mim, o mais importante é que o Benfica está acima de tudo isto!
Fale-me do que lá tem exposto. Quais as peças com mais simbolismo para si, quais as peças mais únicas e as mais caras?
No meu museu o que se destaca mais são os quadros nas paredes e os cachecóis colocados no teto, mas podemos encontrar um pouco de tudo. Tenho algumas estantes com copos, canecas, pratos, garrafas, canetas,porta chaves,bonecos,livros,revistas,medalhas,camisolas,pins,isqueiros,galhardetes,bandeiras….. e uma cadeira do antigo Estádio da Luz: fui ver o jogo da despedida do estádio e consegui uma cadeira para recordação! Tenho também uma bicicleta do Benfica uma moto personalizada à Benfica. Para mim, todas as peças têm grande valor mas é claro que umas foram mais caras que outras mas o facto de serem peças do Benfica têm valor sentimental idêntico para mim. Posso, contudo, destacar uma das mais caras que é uma camisola usada num jogo da Champions Legue pelo David Luiz que comprei por 275 euros. Como peças únicas destaco duas medalhas da Eusébio Cup, um fato de gala que os jogadores usam em viagens ou cerimónias, peças que foram oferecidas pelo ex-guarda redes do Benfica José Moreira que, entre muitas outras ofertas, estas são especiais e únicas.
Quantas peças tem neste momento?
Confesso que não tenho a contagem em dia, nem o meu objetivo é ser o maior colecionador mas segundo as minhas contagens tenho cerca de 1900 peças.
Onde arranjou as peças e quanto gastou até agora?
Muitas das peças que tenho compro na internet onde se consegue às vezes fazer bons negócios. Mas também procuro nas feiras de antiguidades peças mais antigas e que hoje em dia já não se encontram. Compro também na Megastore do Benfica no estádio ou no site do Benfica! Quanto gastei!? É difícil dizer o valor porque para mim não há dinheiro que pague o meu amor ao Benfica. Todas as peças têm um grande valor sentimental mas é claro que que todas têm um preço: algumas foram compradas, outras oferecidas e outras feitas por mim mesmo. Estimo que o valor dos artigos deve rondar à volta de 10 mil euros, juntado o que eu já gastei em obras – cerca de 5 mil euros – e mais algumas coisas, no total ronda os 20 mil euros, que é quanto eu tenho no seguro que fiz para o meu museu.
Qual é a peça que falta no espólio?
Essa é difícil de responder: adorava ter tudo! Recentemente, fizeram um busto do Eusébio, uma peça única, linda mesmo, mas que é muito cara para a minha carteira. Atualmente, seria a peça que eu mais desejava ter no espólio do meu museu.
BENFICA É INEXPLICÁVEL PARA PEDRO MAIA
O que significa o Benfica para si?
Já tentei algumas vezes tentar explicar o que é o Benfica para mim…e confesso que sou mesmo doente, fanático, maluco pelo Benfica, o que quiser chamar! Não consigo explicar mesmo, mas o meu amor pelo Benfica é louco mesmo. Sou benfiquista desde que me conheço, é um amor que nasce connosco e que permanece ao longo de uma vida inteira. Acredito que como eu haja muitos adeptos verdadeiramente incondicionais e acima de tudo excepcionais. Nunca tive vergonha de ser do clube que sou, de amar o símbolo que amo e nunca tive vergonha de defender o Benfica e de vestir a camisola, gritando “Benfica”, mesmo nos momentos menos bons. O Benfica será sempre um orgulho para mim! O Benfica são os adeptos,o Benfica são milhões de apaixonados como eu por este Mundo fora. Conforto-me com a ideia de ter vivido toda a minha vida fazendo parte deste Mundo tão especial na certeza que no dia em que partir saberei que fiz parte de um Mundo que é eterno, esse Mundo chama-se Sport Lisboa e Benfica!
De tudo o que já passou pelo seu clube (alegrias e tristezas) qual o melhor e qual o pior momento?
Momentos tristes para mim são quando o Benfica não ganha. É que o Benfica nunca perde: as vezes só não consegue ganhar! Sempre que o Benfica não ganha fico triste, mas os momentos que me mais marcaram foi o falecimento do Feher e mais recentemente o falecimento do Rei Eusébio. Momentos de alegria são todas as vitórias do Benfica. Desde que o Benfica ganhe, nem que seja ao berlinde, para mim é motivo de alegria. Fico feliz com as vitórias do Benfica ao contrário de outros adeptos de certos clubes que ficam mais contentes com as nossas derrotas do que com as vitórias dos clubes que supostamente apoiam.
Conte-me uma história curiosa que se tenha passado consigo envolvendo o Benfica?
Tenho algumas histórias engraçadas e outras meias malucas! Na época de 2004-2005, antes do jogo do título com o Sporting, passei uma semana tão mal, tão mal que até fui parar ao hospital tal era a ansiedade para o jogo. Fui para Lisboa na sexta-feira, o jogo era no sábado e fiquei na casa de uma tia minha. No sábado, ao almoço, nem consegui comer! Só queria ir rápido para o estádio. Durante o jogo, com tantos nervos, fumei três maços de cigarros até que ao minuto 83 o Luisão marcou, e você nem imagina como festejei, como gritei…estava possuído mesmo! No final do jogo, a minha esposa, que tinha ficado noutro sector com uma amiga, ligou-me umas 10 vezes, mas como eu e o meu amigo estávamos aos berros e em festa nem vimos o telemóvel a tocar. Ela já pensava que me tinha dado algum ataque ou coisa parecida…Mais recentemente, na época passada, também contra o Sporting, o jogo era no domingo mas devido ao temporal que se fez sentir não houve jogo. Foi alterado para terça-feira e como trabalho no turno da noite tive de trabalhar de 2ª para 3ª feira, saí do trabalho às 6 da manhã, cheguei a casa, tomei um banho, vesti a rigor e arranquei para Lisboa de direta. Em apenas dois dias fiz cerca de 1500 km para ver o Benfica!!!! São estas pequenas coisas que um benfiquista sente…Como eu, deve haver milhares de benfiquistas espalhados pelo Mundo que já cometeram umas maluqueiras pelo Benfica. Há quem chame doentes, há quem chame de malucos…eu chamo de AMOR.