A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou uma operação de busca e salvamento, que terminou ontem, de um homem que sofreu um Acidente Vascular Cerebral, quando se encontrava a bordo do navio de passageiros “Mein Schiff 3” com pavilhão de Malta, a navegar a 130 milhas, o equivalente a cerca de 240 quilómetros, a nordeste da ilha de Porto Santo.

​​«O alerta foi recebido no MRCC Lisboa na noite de terça-feira, pelas 22h48, através de uma chamada telefónica efetuada pelo navio, durante a qual reportou que um passageiro de 92 anos, de nacionalidade alemã, teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral e que se encontrava estável.

De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), que após avaliação determinou a necessidade de resgate do passageiro. Em colaboração com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), da Força Aérea Portuguesa, foi empenhado o helicóptero EH-101, o qual viria a realizar o resgate médico do cidadão alemão. A aeronave aterrou no Funchal pelas 03h15, de ontem, quarta-feira, tendo o paciente sido encaminhado para unidade hospitalar», informou há pouco a Marinha.