O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em colaboração com a Força Aérea Portuguesa e o Sub-centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), garantiu a salvaguarda de vida no mar, tendo coordenado uma evacuação médica de um passageiro a bordo do navio de cruzeiro “Mein Schiff 4”.
«No dia 29 de novembro, pelas 11.15 (horas locais), foi recebido via telefone do MRSC Funchal a informação de que o navio de passageiros “Mein Schiff 4” tinha efetuado um pedido de ajuda para evacuar uma passageira de 22 anos de idade que apresentava dores abdominais agudas. O navio encontrava-se a 135 milhas (250 quilómetros) a Sul da ilha da madeira. Após contacto com o CODU-mar, foi determinado que a sua evacuação seria urgente e que deveria ser feita o mais rapidamente possível.
Através da colaboração do RCC Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, às 1319 foi enviado um helicóptero (EH-101) para efetuar a evacuação.
Após cerca de três horas, a passageira de nacionalidade indonésia, foi evacuada em segurança do navio para o aeroporto do Funchal, onde uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz já se encontrava à espera para encaminhar a passageira para o Hospital Particular da Madeira», informou há pouco a Marinha.
A EMIR esteve envolvida.