Partido de Merkel derrotado em Hamburgo
Os social-democratas alemães (SPD) devem vencer hoje as eleições regionais em Hamburgo. Já os conservadores (CDU), de Angela Merkel, podem ter a sua pior derrota nesta cidade-estado, revelam sondagens à boca das urnas.
O SPD, do presidente da câmara Olaf Scholz, deve vencer com 46,5% a 47% dos votos, anunciou hoje a agência Lusa, citando as primeiras previsões dos canais públicos locais.
Se este resultado se comprovar, o SPD será obrigado a governar com os Verdes (11,5%/12%), perdendo a maioria absoluta no parlamento daquela cidade alemã.
O CDU, com uma previsão de 16% dos votos (uma queda de seis pontos percentuais) sofreu uma pesada derrota. Ainda assim, o partido da chanceler Angela Merkel está no topo nas sondagens ao nível nacional, com 40% das intenções de votos.
No reverso da medalha, o partido anti-euro AfD, com pouco mais de 5% dos votos, tem a oportunidade em Hamburgo de entrar pela primeira vez num parlamento regional do Estado Oeste da Alemanha. O partido está representado, desde 2014, em três parlamentos regionais no Leste (Brandeburgo, Turíngia e Saxónia).