País às escuras na ‘Hora do Planeta’

País às escuras na ‘Hora do Planeta’

0

O Funchal associa-se, no próximo sábado, pelo segundo ano consecutivo à ‘Corrida Noturna do Planeta’.  No Continente e nos Açores, vários monumentos de vilas e cidades voltam este ano a estar às escuras, no âmbito da ‘Hora do Planeta’.

162 países assinalam, este sábado, a ‘Hora Planeta’. Na capital da Madeira, a iniciativa é celebrada com ‘Uma corrida Noturna do Planeta’. A prova a cargo da Associação de Atletismo da Madeira arranca  pelas 20h30, com partida e meta junto aos jardins do Almirante Reis, num percurso com uma extensão aproximada de 5.500 metros.

‘A Hora do Planeta’ envolve centenas de milhões de pessoas. A iniciativa começou em Sydney, em 2007, e é hoje o maior evento mundial de ação ambiental. Em 2014, foi celebrado em 162 países, em mais de sete mil cidades e movimentou centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Este ano,  o evento – que decorre em simultâneo em seis continentes, em fusos horários diferentes – tem como lema ‘Usa o teu poder contra as alterações climáticas’. O surfista Garret McNamara é um dos embaixadores da Hora do Planeta 2015 em Portugal. Como acção simbólica em defesa do ambiente são desligadas as luzes artificiais durante uma hora.

30 municípios do Continente na ‘Hora do Planeta’
Vários monumentos de vilas e cidades portuguesas voltam a estar, este ano, às escuras, na ‘Hora do Planeta’, uma iniciativa mundial que se realiza a 28 de março, anunciou hoje a organização ambientalista WWF.

Durante uma hora, entre as 20:30 e as 21:30, monumentos como o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, o castelo de Abrantes, o Mosteiro de Landim, a Ponte de São Roque, em Chaves, a Igreja Matriz de Alvito, o Palácio dos Távoras, em Mirandela, ou o Museu da Eletricidade, em Lisboa, vão estar com a iluminação exterior apagada.

Ao todo, em Portugal, já aderiram à nona edição da Hora do Planeta, 30 municípios, indica um comunicado da WWF,  a organização ambientalista que organiza este evento.

Em Lisboa, para assinalar a iniciativa, vai ser recriada na Praça Martim Moniz uma povoação eco-colorida sustentável, a “Glow Village”, iluminada pelo reflexo de tintas “Glow” (fluorescentes).

Nos Açores, a  Câmara Municipal de Ponta Delgada volta a aderir, este ano, à ‘Hora do Planeta’. Tendo em conta que se realiza, neste mesmo dia, do festival Tremor no Centro Histórico da cidade de Ponta Delgada, a autarquia optou por desligar, este ano, somente as luzes do edifício dos Paços do Concelho, entre as 20h30 e as 21h30.

Aulas de zumba à luz de velas, corridas noturnas, aulas de ioga e jantares às escuras são alguns dos outros eventos organizados pelos municípios aderentes à ‘Hora do Planeta’.