Uma edição histórica é aquele que se espera do Madeira Island Ultra Trail 2015 que se realiza de 9 a 12 de Abril. Os números oficiais de participantes foram dados a conhecer ao AgoraMadeira pela organização do evento: 1298 inscritos.

“Fantástico”. Nuno Gonçalves define desta forma a enorme adesão dos trailers. “Nunca imaginámos que íamos chegar tão longe no número de inscritos, ainda para mais quando em 2014 tivemos 750 participantes, recorda o responsável máximo pela organização da prova a cargo do Clube de Montanha do Funchal.

Outro aspeto importante prende-se com o grande interesse que a prova gerou no exterior, o que é facilmente constatável num olhar aos países que estarão representados na Madeira: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Hungria, Itália, Letónia, Macau, Moçambique, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suiça e Ucrânia.

“70% dos inscritos são de fora da Madeira e teremos representadas 30 diferentes nacionalidades”, anuncia Nuno Gonçalves, dando conta de outra meta marcante que também foi alcançada:  foram atingidos os 400 inscritos na prova principal e por isso o MIUT 2016 vai já ser prova efetiva do World Tour, o que até agora nunca aconteceu.

“Este ano já estamos integrados no World Tour mas a prova ainda não vai pontuar para o calendário mundial, o que vai acontecer em 2016 em virtude de termos atingido o limite necessário porque temos 403 inscritos na prova principal”, explica o responsável organizativo.

PRINCIPAIS NOMES INSCRITOS

A organização da prova destaca os seguintes nomes com maiores ambições para tentar vencer a prova rainha MIUT 115:  Armando Teixeira, vencedor em 2011 e em 2012 (Salomon Portugal); Lionel Trivel (Team Hoka One One); Renaud Rouanet (Team Hoka One One); Adrien Seguret (Oxsitis); Sébastien Nain (Team Vibram/Foulee Greaseqe); Nuno Silva (Desnível Positivo/Berg Outdoor); Ricardo Silva (Edv-Viana Trail); Telmo Veloso (Desnível Positivo/Desafios a Dois); André Castro (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação); Luís Duarte (Run.pt); Luís Mota (Casa do Benfica em Abrantes); Manuel Faria (Acd Jardim da Serra) e Luís Fernandes (Ludens de Machico).

Quanto às jovens promessas, destaque para Kamil Leśniak (Inov-8 Team/Sklepbiegowy.com) e Mirco Berner (Salomon Germany), já do lado feminino, Julia Boettger (Salomon Running), Olga Manko (A.e. Matxacuca) e Ester Alves (Desnível Positivo/Salomon) serão os três nomes a ter em conta na disputa direta para o pódio final, de acordo com a organização.

Artigos semelhantes