O que pensam os jogadores de Ivo Vieira?

O que pensam os jogadores de Ivo Vieira?

Por
0

Ivo Vieira fez a carreira quase toda ao serviço do Nacional. Natural de Machico, cedo rumou aos alvi-negros para jogar ainda nos juniores e ficar até ao final da carreira, o que aconteceu em 2004, depois de ter sido capitão de equipa.

Com 27 anos, foi convidado para ser treinador-adjunto nos alvinegros e ainda teve uma passagem pelo comando técnico dos juniores, antes de ser novamente adjunto, agora de Predrag Jokanovic. Foi nessa época, em 2010/11, que Ivo substituiu o sérvio a sete jornadas do fim do campeonato e conseguiu o apuramento do Nacional para a Liga Europa, com um sexto lugar. Na temporada seguinte, deixou o Nacional no final das primeiras oito jornadas, tendo sido rendido por Pedro Caixinha, após um modesto arranque de Liga que incluiu a eliminação das competições europeias.

Seguiu-se o convite para treinar o Marítimo B, sendo que esta época passou a integrar a equipa técnica principal orientada por Leonel Pontes. Com a saída de Pontes, Ivo Vieira transitou para treinador principal onde, por agora, irá manter-se.

O AgoraMadeira falou com um ex-colega de equipa no Nacional, o avançado Serginho Cunha, e ainda com dois ex-jogadores de Ivo Vieira nos alvi-negros. O médio brasileiro Diego Barcelos e o lateral esquerdo português Nuno Pinto. Veja o que pensam:

Nuno Pinto

“Como pessoa, o Ivo Vieira é cinco estrelas. Quer sempre o bem do grupo e que toda a gente se dê bem, independentemente se joga ou não. Para mim, essa é a maior qualidade dele. Consegue ter os jogadores todos do lado dele, mesmo os que não jogam porque ele dá mais moral aos que não jogam do que aos que jogam. Para mim isso é muito importante porque os jogadores que jogam, já têm moral… Quem não tem e precisa é os que não jogam. Mas acho que não é à toa que ele está no Marítimo. Fez um grande trabalho nos juniores do Nacional e depois na equipa principal, quando mais ninguém acreditava que pudéssemos ir à Liga Europa ele conseguiu isso! Não é fácil pegar numa equipa que animicamente estava em baixo e ele meter lá em cima. O problema dele no Nacional, foi que por vezes ele não podia pensar com a cabeça dele… Tinha mais cabeças a pensar por ele e a dar-lhe “ordens”. Acho que ele tem tudo para vingar no Marítimo mas têm é de deixá-lo trabalhar à vontade e fazer as coisas à maneira dele… Porque se fazem o mesmo que no Nacional, não é fácil para nenhum treinador…”

Serginho

“O Ivo Vieira foi um grande jogador, aguerrido. Uma pessoa que foi do próprio clube, um jogador que deu o seu contributo de forma honesta. Foi sempre um grande capitão e como pessoa foi sempre um homem digno de todos os seus atos como profissional, sempre com grande caráter. Agora nessa sua nova etapa da carreira espero que tenha a mesma dedicação e sucesso.”

Diego Barcelos

“Conheço o Ivo Vieira muito bem. Como homem, é uma pessoa com caráter e para mim isso é o principal numa pessoa. Como profissional, lembro-me muito bem quando ele assumiu o cargo de treinador colocou uma ideia de jogo que para mim é o principal no futebol: ter a posse de bola, e aquela época que classificamos para Liga Europa, ele conseguiu implantar essa ideia. A ligação dele com os jogadores era uma ligação direta, até porque naquela época antes dele assumir o cargo de treinador principal, ele era adjunto e normalmente os adjuntos são mais próximos dos jogadores. O Ivo era muito próximo de nós, ele é muito descontraído, esse jeito dele facilita o contato com os jogadores. Ele colocou uma ideia que os principais clubes do Mundo têm e é uma coisa simples. Muitos treinadores preferem a ligação direta, ele não, o método dele dos treinos eram baseados em treinos táticos, treinos de posse de bola e automaticamente fazíamos isso naturalmente nos jogos. Acredito que ele vai vingar no Marítimo. Vou torçar por ele!”