“O Manuel Machado confiava e explorava as qualidades do Ivo Vieira”
Ivo Vieira iniciou o percurso como treinador adjunto no Nacional em 2004/2005 onde esteve ao lado de Casemiro Mior e de João Carlos Pereira mas na época seguinte o atual treinador do Marítimo foi o braço direito de Manuel Machado que chegava ao Nacional proveniente do Vitória do Guimarães.
Foi a primeira temporada do atual treinador alvi-negro na Choupana e para além de José Augusto, Ivo Vieira era o outro adjunto da equipa técnica tendo transitado da época anterior.
“O Ivo indicava ser uma grande promessa como treinador tendo como característica a sua garra e vontade de trabalhar aliada ao seu conhecimento prático como jogador”, recorda Cléber, um dos jogadores do plantel de 2005/2006.
“Na altura, o Ivo estava iniciando como treinador e estava já muito identificado no Nacional como jogador. Na verdade, ele já tinha o perfil quando jogador porque já auxiliava os treinadores. Quem chegava já o via como referência e exemplo”, complementa Fernando Cardozo, que também estava no Nacional quando Manuel Machado e Ivo Vieira eram parceiros na equipa técnica alvi-negra.
O antigo central e ex-capitão do Nacional recorda que entre Machado e Vieira a relação era de grande tranquilidade. “Era uma relação tranquila, até porque, como disse, às vezes essa transição de jogador para a equipa técnica é complicada”, sublinha, confessando ter “aprendido muito com Ivo Vieira” de quem diz ser uma “pessoa muito fácil de trabalhar.”
“A relação deles era muito boa. O Manuel Machado confiava e explorava suas qualidades”, acrescenta, Cléber, reforçando: “O Ivo era muito bom com os jogadores até por ter sido jogador, falava a mesma língua e isso facilitava a convivência.”
MACHADO “USA A SUA SABEDORIA PARA RESOLVER CONFLITOS INTERNOS”
Instando a comentar a opinião sobre Manuel Machado, Cléber Monteiro foi claro. “O Manuel Machado é um professor com muito conhecimento técnico e tático. Ele usa a sua sabedoria de forma muito eficaz para resolver conflitos internos e manter o ambiente de trabalho sempre saudável, o que é muito importante num grupo de trabalho. A sua forma de agir no dia a dia faz com que os jogadores se solidarizem com ele”, conclui.
Já Fernando Cardozo lembra que em 2005/2006 Manuel Machado tinha muito mais experiência do que Ivo Vieira mas acredita que o treinador do Marítimo aprendeu muito nos últimos tempos.
“O Ivo, hoje, já aprendeu muito. O Machado continua agora a ser mais experiente, isso é um fator importante, que ajuda a conseguir coisas boas, mas num dérbi os jogos às vezes ficam diferentes até porque ninguém quer perder com um rival”, lembra o antigo central em jeito de conclusão.