Nuvens lenticulares raras impressionaram madeirenses

Nuvens lenticulares raras impressionaram madeirenses

Por
0

Os madeirenses fixaram ontem os olhos numa nuvem de formato diferente idêntica à que surgiu no céu da Madeira no final do ano passado.

Os bordos bem definidos e a aparência claramente distinta das nuvens normais são características das nuvens lenticulares cuja formação foi explicada ao AgoraMadeira por Victor Prior, diretor  do Observatório Meteorológico do Funchal.

“Segundo as imagens que vi pareceram-me duas nuvens lenticulares semelhantes às que foram vistas no final do ano passado. Por estarem muito próximas uma da outra o formato ficou ainda mais diferente”, começou por explicar o responsável, dando conta de como se formam as estranhas nuvens.

“Tem a ver com o movimento de ar e com as caraterísticas termodinâmicas das massas de ar. Está relacionado com a temperatura, com a humidade e com o vento (se é horizontal ou vertical). É o conjunto de tudo isso, conjugado com as carateristicas orográficas da ilha da Madeira e a forma como o vento se move”, esclareceu.

Victor Prior assume que este não é um fenómeno que aconteça com grande frequência. “Estou na Madeira há cinco anos e esta, se bem me lembro, é a terceira vez que se avistam nuvens destas por isso penso que pode dizer-se que é raro de acontecer” concluiu.

Nuvens lenticulares são então formações estacionárias de nuvens com formato análogo a fogo e lentes, que se formam em altitude. Normalmente alinhadas com a perpendicular da direção do vento, elas podem ser separadas em altos-cúmulos lenticulares estacionários (ACSL), estratocúmulos lenticulares estacionários (SCSL), e Cirrocumulus lenticulares estacionários (CCSL).

PILOTOS DE AVIÕES EVITAM O VOO PRÓXIMO

Os pilotos de aviões tendem a evitar o voo próximo às nuvens lenticulares devido à turbulência dos rotores que as acompanham. As nuvens lenticulares já foram confundidas com OVNIS devido à sua aparência discóide. Cores fortes são às vezes vistas nas beiras dessas nuvens.

Artigos semelhantes