Mulher evacuada do P. Santo após resgate difícil no Pico Branco
Uma mulher, natural do Funchal com 53 anos, e que estava a passar férias no Porto Santo com o marido, sofreu na tarde desta quarta-feira uma paragem cardio respiratória e teve de ser transportada de urgência para o Hospital Dr. Nélio Mendonça no avião C295 da Força Aérea Portuguesa.
Tudo aconteceu na sequência de uma longa caminhada que se iniciou bem cedo pela manhã na Terra Chã, no Pico Branco. A mulher fazia-se acompanhar pelo marido e por mais dois amigos quando, a meio do percurso, e por volta do meio-dia, começou a ter fortes dores abdominais.
Tendo em conta o elevado grau de dificuldade da vereda, com grande desnível, e também a distância a que a mulher se encontrava da estrada, o resgate feito pelos Bombeiros Voluntários do Porto Santo, com quatro elementos, demorou cerca de duas horas. A EMIR também esteve envolvida e logo com duas equipas já que, dada a demora do resgate, o oxigênio teve de ser reforçado.
As dores abdominais evoluíram depois para uma paragem cardio respiratória e após a passagem no centro de saúde da ilha dourada, a mulher viria depois a ser evacuada, pelas 16 horas, do Porto Santo pelo avião C295.