Mulher com suspeita de coronavírus levou a novas medidas no Centro de Saúde do Bom Jesus
Na sequência do aparecimento de um caso suspeito de coronavírus no Centro de Saúde do Bom Jesus, noticiado ontem, segunda feira, pelo AgoraMadeira, o SESARAM divulgou esta terça feira novas medidas para aquele local.
Foi acrescentada uma linha telefónica e o centro foi reforçado com a presença de mais um médico durante a semana. A ideia é, precisamente, evitar a situação ocorrida ontem, fazendo com que as pessoas não recorram às Urgências do centro sem antes realizarem um contacto telefónico. Já em caso de suspeita de Covid-19, a indicação clara é que não haja recurso ao centro e o procedimento passa pelo contacto com a Linha SRS 24 (800 24 24 20) para evitar eventuais contágios.
Quanto ao caso de ontem, o AgoraMadeira sabe que se tratou de uma mulher que se dirigiu ao Centro de Saúde do Bom Jesus, tendo no local sido rastreada como caso suspeito com coronavírus, o que levou ao transporte da utente para o hospital da parte equipa especializada dos Bombeiros Voluntários Madeirenses. E foi no hospital que a mulher foi testada à Covid 19.
A presença da mulher no centro levou ao ativar do plano de contingência, tendo a doente sido isolada num local próprio e o centro foi fechado durante uma hora para desinfeção.
«O recurso ao Serviço de Atendimento Urgente (presencial) do Centro de Saúde do Bom Jesus deve ser única e exclusivamente para situações de saúde inadiáveis/urgentes. O utente deve contactar previamente o serviço antes de se deslocar à Unidade de Saúde usando para o efeito as linhas de apoio médico: 969 377 014 (7 dias, das 08h às 20h) e 291 208 790 (de segunda a sexta, das 08h às 20h), informou esta terça feira o SESARAM.