Marítimo não vence Nacional há cinco jogos
Foi há seis dérbis atrás, ou seja, a 9 de Dezembro de 2012 que o Marítimo conseguiu a última vitória sobre o rival Nacional. Então, os verde-rubros venceram por 2-0, no estádio dos Barreiros, com golos de Fidélis e Sami. Uma equipa que era treinada por Pedro Martins. Do outro lado, já estava Manuel Machado.
Desde então, os alvi-negros têm tido clara vantagem nos duelos. Senão vejamos: esta época, nos dois jogos já realizados entre ambos, o Nacional venceu os dois, primeiro, no jogo da primeira volta na Choupana por claros 3-0 e depois, nos Barreiros, por 6-5 após grandes penalidades, isto depois do 1-1 ao fim dos 90 minutos. Um jogo que, aliás, ditou a eliminação dos verde-rubros da Taça de Portugal nos quartos de final da competição. Em ambos os jogos, os verde-rubros eram treinados por Leonel Pontes.
Mas os resultados negativos do Marítimo frente ao eterno rival vêm já da temporada passada. Na primeira volta do campeonato, os verde-rubros empataram 2-2 nos Barreiros (golos de Heldon (2), Diego Barcelos e Zainadine) e na segunda volta foram ao estádio da Madeira perder por 2-0 (golos de Reginaldo e Djaniny.) Manuel Machado e Pedro Martins eram os treinadores. Técnicos que na época anterior, em 2013/2014, voltariam a presenciar mais uma vitória alvi-negra na Choupana, agora por 2-1 (Claudemir, Candeias e Suk.)
Agora, Manuel Machado deixa os duelos com Pedro Martins e Leonel Pontes e do outro lado terá Ivo Vieira. Quem levará a melhor?