Skip to main content

Turista que foi arrastado por onda estava a captar imagens

19:14 - 20 janeiro, 2025

MAIS

Turista que foi arrastado por onda estava a captar imagens

Um cidadão de nacionalidade romena foi, ao início desta tarde, arrastado por uma onda na zona da Ponta da Oliveira enquanto captava imagens.

«A chamada, recebida diretamente do nadador salvador da unidade hoteleira onde a vítima de 48 anos está hospedada, dava conta de uma queda ao mar sem hipótese de saída pelos seus próprios meios.

Percebendo a gravidade da situação, e sem condições para efetuar o resgate, o nadador salvador deu indicações para o cidadão manter-se afastado de costa, utilizar uma das bóias existentes no local para lhe dar flutuabilidade e ativou a Estação Salva-Vidas de Santa Cruz de onde foi empenhado o SANAS103.

Na chegada ao local, a tripulação da embarcação salva-vidas detetou a vítima agarrada a uma bóia recolhendo-o, visivelmente abalado, e com várias escoriações no corpo. Foi efetuada uma primeira avaliação e, verificadas as condições de mar, decidiu-se a evacuação no Centro de Salvamento Costeiro onde aguardava uma ambulância da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz da seguindo para tratamento hospitalar.

Um serviço que testou as capacidades da embarcação salva-vidas e da tripulação que, sobre condições meteorológicas complicadas, teve de ignorar a sua própria segurança por incúria de quem desrespeita o mar.

Uma palavra de reconhecimento ao nadador salvador que desempenhou um papel fundamental na sobrevivência deste indivíduo.