É um número recorde a todos os níveis. Para além do aumento significativo do número de participantes na edição de 2015 do Madeira Island Ultra Trail em relação às anteriores – 1300 trailers -, há também um aumento do número de voluntários que leva a que no total o MIUT 2015 vá juntar mais de 2000 pessoas, tudo porque são ainda esperadas algumas centenas de acompanhantes.
“Este ano teremos mais gente envolvida. Há mais voluntários, mais participantes e haverá também um reforço nas equipas de controlo com mais gente. Em vez de três, terão seis pessoas porque também vai haver mais gente a passar”, explica ao AgoraMadeira Sérgio Perdigão da organização da prova, da responsabilidade do Clube de Montanha do Funchal.
“Teremos mais de 500 voluntários espalhados por toda a ilha. São mais 100 em relação a 2014. Para além disso, o centro logístico será em Machico onde teremos uma tenda muito grande. Aí estará montado o secretariado do evento. Aí serão feitas refeições ao longo dos dias para os voluntários e acompanhantes”, conta, reforçando a importância do apoio aos trailers no campo físico, por isso haverá duas tendas para massagens. “Vamos ter 25 pessoas a dar massagens. Haverá ainda uma tenda para a proteção civil onde estará um médico e alguns enfermeiros. Ao logo do percurso também haverá enfermeiros para prestar um primeiro apoio”, salienta.
Um das novidades para a edição deste ano é a aposta num gabinete de imprensa. “É uma novidade importante. Teremos um gabinete de imprensa composto por quatro jornalistas, o que era um desejo de alguns anos mas que nunca tinha sido possível”, assume. Em Machico haverá ainda uma loja para a venda de produtos relacionados com o MIUT.
36 POSTOS DE SEGURANÇA E 12 POSTOS DE ABASTECIMENTO
Nas serras estarão à volta de 400 elementos da organização nas mais variadas frentes.
“Haverá 36 postos de segurança: são pessoas que estão no terreno em alguns pontos críticos, como por exemplo, onde há mudanças bruscas de direção ou numa zona de muito trânsito para travar os participantes antes de atravessarem a estrada. Alguns postos de segurança vão fazer controlo das passagens dos atletas”, esclarece.
Importantes, segundo o responsável, são também os postos de abastecimento.
“Vamos ter 12 postos de abastecimento, que são controlos onde o atleta tem à disposição comida e bebida. É uma alimentação rápida de fácil digestão e ingestão. Nestes postos, há uma estação eletrónica onde todos têm de passar o chip identificativo para irmos acompanhando a evolução de cada um. Existem postos de sólidos e líquidos e outros só de líquidos. Os atletas têm a tabela de passagem e já sabem onde estão as coisas”, sublinha Sérgio Perdigão confiando no sucesso da edição de 2015 do MIUT.