Sucesso! Chegou ao fim este domingo a edição de 2015 do Mercado Quinhentista, em Machico. E foram aos milhares os madeirenses que durante três dias não perderam um evento que é cada vez mais uma certeza no panorama dos eventos regionais.
Maria Sousa não perde nenhuma edição. Este ano, até trouxe o neto com dois anos. Foi a estreia do pequeno Pedro no Mercado Quinhentista.
“Adoro isto. É tudo muito bonito, principalmente o dia do desembarque. Gosto de tudo nestes dias, por isso tento trazer grande parte da família”, conta, sorrindo, lembrando que este ano só ainda não tinha visto todos os animais que lá estavam para além dos cavalos.
Na companhia da mulher com quem faz questão de visitar o Mercado Quinhentista pelo terceiro ano consecutivo, João Santos, não hesita na hora de voltar a Machico.
“Acho que tudo isto está muito bem conseguido. O ambiente que se vive é completamente diferente de todos os eventos que acontecem na Madeira. É tudo muito mais singular e descontraído, para além de estar muito bem organizado. Recomendo vivamente a quem ainda não cá veio”, realça.
O “Mercado Quinhentista” é um projecto sociocultural organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico e pelo Município de Machico cuja primeira edição aconteceu em 2006. O sucesso desta iniciativa depende também do grande envolvimento da população e da participação ativa das associações culturais e de diversas instituições sociais e de ensino do concelho.
Através da recriação histórica das vivências coletivas da capitania nos primeiros anos de Quinhentos, Machico pretende sensibilizar para “a defesa da nossa identidade cultural, valorizando-a no contexto do património histórico português”.
É, sem dúvida alguma, uma aposta ganha que tem vindo a convencer cada vez mais madeirenses e visitantes.