A Madeira vai organizar pela primeira vez um Campeonato da Europa de Natação Adaptada naquele que será um momento histórico para o desporto regional. A prova que vai trazer à Região à volta de 500 nadadores e perto de 1000 pessoas no total.
Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, considera que “é um grande orgulho para a Região Autónoma receber o Europeu neste que será um momento de afirmação para a natação madeirense.”
O dirigente não tem dúvidas: “Colocaremos todo o nosso empenho e dedicação ao serviço deste importante evento europeu, na certeza que todos serão bem recebidos na Pérola do Atlântico”, reforçou o líder associativo.
Já o presidente da Federação Portuguesa de Natação António José Silva, exaltou o facto de ser a primeira prova desta importância em Portugal.
“Sendo a primeira vez que o país recebe um evento do International Paralympic Committee de natação, julgamos da maior pertinência para se constituir enquanto motor de desenvolvimento da prática desportiva e consequente aumento do número de nadadores com deficiência, assim como um afirmar de Portugal como organizador de grandes eventos desportivos com benefícios evidentes ao nível da economia do desporto”, afirmou António José Silva. Para o líder federativo, a organização do Campeonato da Europa “servirá também como culminar do processo da inclusão da natação para pessoas com deficiência na sua estrutura organizativa”.
Recorde-se que no fim-de-semana passado, a Piscina da Penteada acolheu o Open Internacional de Masters de Inverno, evento que contou com a participação de 355 atletas, e no próximo mês de Julho vai receber o Open de Portugal que deverá trazer à Madeira entre 800 a 900 nadadores.
O Campeonato da Europa de Natação Adaptada realiza-se entre 24 de Maio e 4 de Junho de 2016.