A Madeira (não) é conhecida lá fora!
Eustáquio Gonçalves / Diretor Geral do Monte Mar Palace Hotel
Todos nós temos alguém da família, algum amigo ou conhecido que trabalhou em turismo ou no meio, estando de alguma maneira ligados ao setor. O turismo é já há muitos anos o principal motor da economia insular direta e indiretamente. Naturalmente sempre tivemos a noção que esta terra era bastante conhecida lá fora, e que o Turista que cá chegava, era pelo bom conhecimento que havia tido da ilha.
Infelizmente esta não é uma verdade isolada, e só quem anda lá fora a promover a ilha é que tem verdadeira noção que ainda há um longo caminho a percorrer de divulgação da Madeira e do Porto Santo. Nós, os madeirenses, altivos da nossa insularidade sempre achamos que todo o mundo conhece as nossas ilhas, e se não conhece tinha obrigação de as conhecer… Mas infelizmente existem muitos potenciais turistas que não conhecem a pérola do atlântico, que não fazem ideia que a Madeira é portuguesa, nem que está mais longe ou perto da Europa ou do continente africano.
Esta falta de conhecimento não é forçosamente negativa. Esta falta de divulgação abre espaço para que o milhão de turistas que visita a Madeira e o Porto Santo possa aumentar nos próximos anos. Se já temos uma taxa de ocupação média anual pouco acima dos 60%, imaginem com uma promoção plena, com as entidades oficiais e os privados em simbiose, o quão grandes serão os resultados que poderemos alcançar? Embora no presente se faça muita promoção à custa do empresário privado, à custa da descida de preços e consequente aumento de competitividade do destino, num mundo perfeito, com as apostas certas nas ligações aéreas e marítimas, devidamente estruturadas com um orçamento governamental vantajoso e proporcional à importância estratégica do setor, então sim, todo o mundo iria conhecer as nossas ilhas.