Luís Fernandes: o militar que venceu o MIUT e só corre… há três anos!
Luís Fernandes, grande vencedor da 7ª edição do Madeira Island Ultra Trail, conversou com o AgoraMadeira sobre a importante conquista. O atleta do Ludens Clube de Machico é militar e, curiosamente, só começou a correr há três anos…
Como foi a primeira noite depois de ter estado mais 14 horas a atravessar a ilha desde o Porto Moniz até Machico praticamente sem parar?
(Risos). Dormi bastante relaxado, até porque foi uma alegria tão grande! A partir de agora até posso não fazer mais nada mas esta vitória vai me marcar para sempre na minha vida. Estou também muito orgulhoso por ter sido o primeiro madeirense e o terceiro português a vencer a prova mais longa do MIUT. O facto de em 2014 ter vencido a prova de 85 km e de este ano ter vencido a de 115 km foi fantástico. Foi quase um milagre.
A conquista ganhou ainda maior importância pelo facto de ter sido a primeira vitória de um madeirense no MIUT?
Sem dúvida. Ainda por cima numa prova integrada no World Tour e com um leque de atletas de alto nível que trouxe muita competitividade.
Como têm sido os dias que se seguiram à vitória?
Tem sido uma surpresa o apoio que tenho tido de tanta gente. Mesmo durante a prova isso já aconteceu, o que foi espetacular. O momento da chegada à meta é marcante. Foi brutal quando olhei para a frente e vi que ia cortar a meta dos 115 km com tanta gente a aplaudir. Foi uma alegria enorme!
E durante o percurso, para além da parte física, a vertente psicológica também tem de ser forte…
Já tinha a prova planeada. Durante a noite também correu tudo bem. Fiz uma parte sozinho, outra acompanhado mas sempre sem problemas. A parte plana foi um pouco massacrante e desgastante, onde tive algumas caimbras. Quando cheguei ao Curral das Freiras estava um pouco fraco, mas alimentei-me bem e a partir daí o objetivo foi gerir a prova.
Qual é a sua profissão?
Sou militar e, curiosamente, só comecei a correr há três anos, aproximadamente. Como no exército se pratica desporto, fui ganhando o gosto pela corrida e ultimamente tenho participado em provas. Comecei no atletismo em finais de 2011 e no Trail em 2013.
O Luís já competiu fora de Portugal?
Nunca fiz provas fora de Portugal e em princípio vou estrear-me lá fora já no dia 18 de Setembro, em Espanha. Espero ter uma boa experiência.