Japoneses criam escova que dispensa pasta
Uma empresa japonesa criou uma escova de dentes iónica que dispensa a utilização de pasta. Este aparelho tem um pequeno painel para captar a luz, como as das calculadoras solares, e promete grande eficácia.
O fabricante japones Shiken Co. acaba de lançar a terceira versão do produto (Soladey-J3X), uma escova de dentes com um pequeno painel para captar a luz, como as das calculadoras solares. Essa energia solar, em contato com um fio de dióxido de titânio, material semicondutor que fica no miolo do cabo metálico da escova, gera elétrons negativos.
Uma vez em contato com a saliva, essa carga negativa vai para a boca e atrai os íons positivos de hidrogénio que estão no ácido da placa bacteriana e que causam problemas como cáries, mau hálito e gengivite. Para usar a escova iónica, basta fazer o movimento normal do modelo convencional.
Com essa tecnologia, a pasta dental é dispensável. Ela só é recomendada, segundo os fabricantes, para evitar que corantes tinjam os dentes. Apenas as cerdas precisam ser trocadas, pois o cabo não tem data de validade.