De 3 a 24 de Março próximo, o Festival ‘Iberian Suite. Global Arts Remix’ mostra, em Washington, a mais contemporânea criação de Portugal e de Espanha, no que às artes performativas concerne.
Do nosso País para os Estados Unidos, serão exibidos alguns dos melhores trabalhos executados em território luso, nas artes visuais, música, literatura, dança e teatro.
São nomes como a da fadista portuguesa Carminho, do saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça e da companhia de dança brasileira Grupo Corpo os que vão abrilhantar este evento. Camané, Rodrigo Leão, Sofia Ribeiro e Luísa Sobral, The Gift e António Zambujo são outras das nossas ‘estrelas’ a brilhar em palco.
Na música, os fadistas Carminho e Camané far-se-ão acompanhar, a cinco de Março, pela National Symphony Orchestra, orquestra residente do Kennedy Center, conduzida pelo espanhol Jesús López-Cobos. Já na dança, Portugal estará representado pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo que, sob a condução de Vasco Wellenkamp, irá apresentar o espetáculo Fado, Rituals and Shadows.
O festival da cultura ibérica faz-se também de literatura, de 13 a 15 de Março, com diversas sessões moderadas pela biógrafa, novelista e consultora da Library of Congress Marie Arana, um tributo ao Prémio Nobel da Literatura José Saramago e a participação dos escritores portugueses Afonso Cruz, José Luis Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso.
No teatro, Diogo Infante e João Gil representam, a 20 de Março, Portugal com a peça Ode Marítima. Já as companhias de Teatro ‘Meridiona’, ‘Mundo Perfeito’ vão apresentar as peças ‘Contos em Viagem – Cabo Verde’, ‘Três Dedos Abaixo do Joelho’, respetivamente. Em parceria com a companhia inglesa ‘Third Angel’, a companhia Mala Voadora interpretará a peça ‘What I Heard About the World’.
Já sabe, se está em Washington, não perca este Festival, a assistir no John F. Kennedy Center for the Performing Arts.