O Comando Regional da PSP Madeira informa que no dia 08 de janeiro foi detido um homem de nacionalidade estrangeira, com a idade de 36 anos, por permanência ilegal em território nacional.
«Esta detenção surgiu no seguimento da deslocação da polícia a um restaurante na zona de Santo António – Funchal, por existir notícia de desacatos.
Após contacto com os funcionários, foi identificado um cidadão estrangeiro que ali se encontrava, o qual alegadamente estaria a perturbar o normal funcionamento daquele estabelecimento.
Uma vez que este não possuía documentos, foi feita pesquisa policial que apurou a sua permanência ilegal em território nacional, dado que o seu pedido inicial para concessão de título de residência temporária havia sido indeferido em 22 de abril de 2024.
Verificou-se também que o mesmo havia sido notificado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para abandonar voluntariamente o País à data, encontrando-se em situação de desobediência, facto que motivou a sua detenção.
A apresentação do detido a 1.º interrogatório judicial deu-se no dia de hoje tendo-lhe sido determinada a medida de apresentações periódicas numa esquadra de polícia enquanto decorre o processo de extradição, instruído pela AIMA», adianta a PSP em comunicado.