A Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), coordenou ontem o resgate médico de um passageiro de nacionalidade francesa que se encontrava a bordo do veleiro “BELEM”.
“Ontem, dia 18 de julho de 2023, pelas 16h19, foi recebido no MRSC Funchal, via MRCC Gris-Nez, um pedido de resgate de um homem, de 62 anos, que se encontrava a navegar num veleiro a cerca de 56 milhas náuticas, o equivalente a 103 quilómetros, a nordeste da Ilha do Porto Santo. Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) e dado o quadro clínico do passageiro, foi considerado necessário a retirada de bordo do doente.
Através da colaboração do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC) de Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, foi empenhado um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, para efetuar o resgate do passageiro para o Aeroporto do Funchal, onde era aguardado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, que procedeu ao transporte para Unidade Hospitalar”, informou a Marinha em comunicado.