Helicóptero todo o ano em 2020 e não só para combate a...

Helicóptero todo o ano em 2020 e não só para combate a incêndios?

Por
0
Foto: Dany Vieira

O Governo Regional pretende ter um helicóptero todo o ano a operar na Madeira já em 2020 mas que esteja vocacionado para outras valências e não só para combate a incêndios.

Esta terça feira, Pedro Ramos, o secretário regional com a tutela da Proteção Civil, revelou no plenário que a Madeira pretende ser integrada no novo plano anunciado pelo Governo da República que visa a aquisição de meios aéreos próprios até 2023.

«Temos de perceber se teremos o helicóptero todo o ano e que tipo de meio aéreo teremos na Região até porque achamos que a Madeira tem de entrar neste novo negócio de compra dos meios aéreos do Governo da República e temos que adaptar o modelo para a nossa Região. E nós temos de ser considerados», reforçou Pedro Ramos na assembleia regional, anunciando reuniões importantes nesse sentido na próxima semana.

«Vamos ver como vão correr as reuniões que estão agendadas para a próxima semana com a Secretária de Estado da Proteção Civil Patrícia Gaspar e eu espero convencê-la com um modelo de resposta às situações de exeção que nós preconizamos e damos formação em todo o país. Já fizemos 20 cursos, já formámos 1500 profissionais e isto é extremamente importante», destacou o secretário.

Pedro Ramos sublinhou também que o atual helicóptero «tem capacidade de resposta não só para o combate aos incêndios como para transportar profissionais na área da Proteção Civil, como aconteceu recentemente no Caldeirão Verde.», concluiu.