O programa de recuperação de cirurgias em lista de espera vai ser suspenso durante uma semana no hospital, avançou há pouco a Antena 1 Madeira.
Uma medida forçada que surgiu devido ao crescimento exponencial de internamentos de doentes Covid -19 e que é tomada devido à necessidade de aumentar o número de camas disponíveis, referiu Rita Vieira, adjunta da direção clínica do SESARAM.
«É necessário haver uma solução das altas problemáticas para nos permitir ter camas livres e gerir o internamento. Mas naturalmente que há medidas que vão ser tomadas. Vamos ter de suspender durante uma semana o programa de recuperação cirúrgica para podermos ter maleabilidade e movimento de camas suficientes para internar os doentes mais urgentes. Com esta medida ficamos com cerca de mais 20 camas de internamento. Esta semana provavelmente já não haverá cirurgias de recuperação porque não há onde pôr os doentes. Precisamos de ter camas suficientes para dar resposta aos doentes que neste momento nos estão a chegar de internamento Covid e também não Covid», realçou a responsável.
De acordo com a rádio pública, nos últimos dias ambulâncias de várias corporações da Madeira têm estado retidas, algumas delas durante várias horas, devido ao elevado número de doentes que se encontram na Triagem Avançada do Hospital Dr. Nélio Mendonça.